Início Atualidade Maddie: o que se sabe sobre o novo suspeito

Maddie: o que se sabe sobre o novo suspeito

292
0

13 anos e um mês depois, a polícia tem um forte suspeito pelo desaparecimento de Madeleine McCann. Foi a 3 de maio de 2007 que a menina inglesa, quase a completar quatro anos de idade, desapareceu na Praia da Luz, no Algarve. Durante anos, foram muitas as investigações, várias suspeitas e muitas pistas seguidas, até que esta quarta-feira, 3 de junho, a polícia alemã acredita ter o suspeito pelo rapto de Maddie McCann.

Trata-se de Christian Brueckner, agora com 43 anos, e a cumprir pena de prisão na Alemanha, pela prática de crimes de violação e tráfico de droga. De acordo com o Jornal de Notícias, o homem estará preso pela violação de uma mulher americana, de 72 anos, em Portugal, em 2005, tendo ainda outras condenações por abuso sexual de menores.

O homem é agora suspeito também pelo rapto e morte da menina inglesa, desaparecida no Algarve. O Ministério Público de Braunschweig, na Alemanha, pela voz do procurador Christian Wolters, assumiu precisamente isso, na manhã desta quinta-feira:

“Gostava de começar por dizer que na investigação do desaparecimento da criança britânica Madeleine McCann, com 3 anos, da Praia da Luz, no Algarve, assumimos que a menina está morta”. Wolters garantiu ainda que estão a investigar “um cidadão alemão, de 43 anos, por suspeita de homicídio”, que é, então, Christian Brueckner.

“O homem terá vivido no Algarve, durante períodos entre 1995 e 2007. Segundo as informações que temos, terá desempenhado vários trabalhos em Lagos, alguns deles ligados à gastronomia. Outras evidências sugerem que cometeu vários crimes para conseguir dinheiro, incluindo roubo em cadeias de hotéis e casas de férias e tráfico de drogas”, revelou ainda Christian Wolters, que espera que estas informações possam levar a novas pistas, pedindo ainda a colaboração de todos que possam ter contactado com este homem, nesse período em Portugal.

Os registos telefónicos provam que este suspeito esteve na Praia da Luz no dia do desaparecimento de Maddie, e que entre as 19h32 e as 20h02 desse mesmo dia 3 de maio, ele esteve ao telefone no local onde a menina terá sido raptada. O número de Christian, bem como o outro com quem ele esteve a falar, podem conduzir ao desfecho deste enigma, que se prolonga há tantos anos.

Então, a polícia alemã fala já em rapto e homicídio. No entanto, os ingleses, a trabalharem em colaboração com os alemães, acreditam ainda que a criança, agora com 17 anos, possa estar desaparecida, mas com vida.

“Embora este homem [Christian Brueckner] seja suspeito, mantemos uma mente aberta quanto ao seu envolvimento e esta continua sendo uma investigação sobre pessoas desaparecidas. O nosso trabalho como detetives é seguir as pistas, manter a mente aberta e estabelecer o que aconteceu naquele dia em maio de 2007”, disse, mais cauteloso, o Inspetor Chefe MarkCranwell, da Polícia Metropolitana Inglesa.

Artigo anteriorPortugal já tem mais de 20 mil recuperados da Covid-19
Próximo artigoBenfica com duas grandes novidades para atacar a liderança