Foi uma tarde de domingo assustadora em vários distritos portugueses. Uma forte tempestade assolou várias regiões do país, com maio a terminar, provando porque é comummente designado do mês das trovoadas. Várias localidades sofreram muitos prejuízos, nomeadamente na produção agrícola e de acordo com imagens da SIC, Castelo Branco tem as colheitas em risco.
Várias produções agrícolas ficaram mesmo arrasadas e sem qualquer possibilidade de aproveitar o que quer que seja. O distrito de Castelo Branco terá sido o mais afetado, neste domingo, com muita chuva, vento, granizo e trovoada. O granizo terá destruído várias plantações agrícolas.
De acordo com a SIC, várias culturas terão ficado com as colheitas completamente comprometidas. No Fundão, a cereja ficou caída ou pisada na árvore, completamente destruída. Estima-se desde já que os prejuízos poderão chegar aos 20 milhões de euros, só no concelho do Fundão.
Mas também a Covilhã, Belmonte, Cova da Beira terão as produções agrícolas comprometidas. A Proteção Civil teve uma tarde/ noite muito corrida, tendo que acorrer a mais de 65 ocorrências, precisamente provocadas por este mau tempo que arrasou a zona centro do país, mas também com estragos a norte.
No momento, não se fala em feridos, mas os prejuízos agrícolas seriam muito avultados, com alguns produtores a desesperarem. Depois de todos os problemas causados com este surto do novo coronavírus, que deixou muitas colheitas sem serem distribuídas, agora mais uma tempestade, que terá provocado a destruição total de algumas produções.