O jornal Correio da Manhã traz a lume uma notícia muito complexa e que mostra a insanidade mental de muitas pessoas, que só foi agravada por estes meses de confinamento e de pandemia. Um comerciante foi brutalmente agredido por pedir para cliente colocar a máscara.
Tudo aconteceu numa loja perto do Campo Pequeno e o cliente queria entrar no entrar no minimercado sem máscara. Ao lembrar que devia colocar a máscara e colocando-se à frente do cliente, foi brutalmente agredido, fugindo de imediato apesar da tentativa de ajuda de alguns clientes.
A mesma publicação relata mais pormenores sobre este incidente em pleno centro de Lisboa: “O cliente reagiu com insultos e forçou a entrada. O comerciante colocou-se à frente e foi violentamente agredido. Alguns clientes ainda tentaram intervir em defesa da vítima, mas o agressor fugiu. Conseguiu ainda furtar pastilhas. O comerciante foi hospitalizado”.
As autoridades competentes estão a investigar o caso e não possível saber se o estabelecimento terá ou não câmaras de vigilância, que possam mostrar mais pormenores do que aconteceu e revelar o verdadeiro agressor. Não se sabendo quais as verdadeiras intenções do indivíduo.
Tem havido muitos casos de desrespeito pelas normas decretadas pela Direção Geral de Saúde e pelas regras de vida em sociedade. Qualquer cliente que apresente um parecer médico pode não utilizar máscara nos espaços fechados mas o proprietário tem que autorizar a sua entrada num espaço fechado e privado.