O FC Porto atravessa um momento muito delicado. A equipa está sobre brasas, depois de mais um empate na última jornada.
Neste momento, os dragões têm seis pontos de desvantagem para o líder Sporting e perderam também terreno para o Benfica, que está agora somente a quatro pontos do segundo lugar, que permite qualificação direta para a Liga dos Campeões.
A cinco jornadas do final, todos os pontos contam e, dos males o menor, o FC Porto tenta por tudo segurar esse segundo lugar, que este ano é ainda mais importante, ao permitir essa vaga na Champions.
No entanto, o ambiente está mais quente e o FC Porto nem poderá contar com Sérgio Conceição no banco, após o castigo que o vai retirar do lado dos jogadores pelos próximos quatro jogos.
Os dragões precisam responder rapidamente a este momento, a começar já nesta sexta-feira. O FC Porto recebe um Famalicão em boa forma, às 21h15, com essa necessidade acrescida de vencer, na véspera do grande clássico com o Benfica.
O triunfo desta noite pode ser decisivo, mas os dragões têm ainda uma outra dificuldade acrescida. Além do bom nível do Famalicão, o FC Porto vai enfrentar outras condicionantes. É que os dragões têm quatro jogadores em risco de exclusão.
Marchesín, Uribe, Sérgio Oliveira e Corona são indiscutíveis para Sérgio Conceição e estão em risco de falharem o jogo com o Benfica, da próxima jornada, se forem admoestados com cartão amarelo no jogo desta sexta-feira. Conceição poderá mesmo tentar fazer poupanças, mas tem esse dilema, pelo facto do adversário ser de grande valia e a equipa estar ‘proibida’ de perder pontos nesta fase.