Incêndio ocupa perímetro de mais de 55 quilómetros.
O incêndio de “grandes dimensões” no concelho de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, estendeu-se aos concelhos de Castelo Branco e de Oleiros, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.
O incêndio “continua com grande evolução” e alastrou a três concelhos “Castelo Branco, Proença-a-Nova e Oleiros”, indicou a mesma fonte.
De momento estão no local mais de 1000 operacionais, apoiados por 388 viaturas e nove meios aéreos.
O fogo regista um perímetro com mais de 55 quilómetros, avançou o responsável da Proteção Civil.
“Nas primeiras duas horas e 40 minutos [do início do incêndio] queimou quase 2.300 hectares. Manteve-se com esta energia durante toda a noite e ao contrário das expectativas de que a noite trouxesse alguns benefícios para combater [o fogo] isso não veio a acontecer”, afirmou o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa, durante a conferência de imprensa que teve lugar no posto de comando, em Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova.
Segundo o responsável, apesar do tempo “mais encoberto e fresco” que se registou na manhã desta segunda-feira, o dispositivo de combate não tem conseguido “colocar meios a combater na linha de propagação do incêndio”.
A estrada nacional 238, em Oleiros, foi cortada na manhã desta segunda-feira devido ao incêndio que deflagrou em Proença-a-Nova e que alastrou a este concelho do distrito de Castelo Branco, disse a GNR.
Segundo a mesma fonte, esta é a única estrada principal cortada neste momento devido ao incêndio de grandes dimensões que afeta Proença-a-Nova.
No domingo, dois bombeiros sofreram ferimentos graves durante o combate a este incêndio, onde também um carro dos bombeiros ardeu, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Fonte da ANEPC precisou à Lusa que os dois bombeiros sofreram queimaduras de segundo grau e foram transportados pelo helicóptero do INEM para o hospital de Coimbra, estando “livres de perigo”.
Devido aos riscos de incêndio, os distritos de Bragança e da Guarda vão ficar em alerta especial laranja na segunda-feira e os restantes em alerta amarelo.
Portugal Continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até às 23h59 desta segunda-feira, estando em estado de alerta especial nível vermelho os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém e os restantes estão em laranja.
As aldeias do concelho de Oleiros estão na linha de fogo. Em várias aldeias dos concelhos de Proença, Castelo Branco e Oleiros foi necessário retirar cerca de 20 a 30 pessoas das habitações. Várias aldeias estão cercadas pelo fogo.
FONTE: CM