Deprecated: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in /home/nginx/domains/24nacional.pt/public/wp-content/plugins/fb-instant-articles/vendor/facebook/facebook-instant-articles-sdk-extensions-in-php/src/Facebook/InstantArticles/AMP/AMPHeader.php on line 82
Seis sinais de alarme nas novas estirpes do coronavírus

Atualidade

Seis sinais de alarme nas novas estirpes do coronavírus

By 24nacional

January 27, 2021

As mutações da Covid-19 estão a alarmar mais ainda uma situação que já era catastrófica. As designadas novas variantes deste vírus são, ao que tudo indica, muito mais contagiosas do que a primeira versão deste SARS-CoV-2. Com isso, aumentam os números de infetados e, consequentemente, de vítimas da doença.

O aumento do número de mortes pode estar em muito relacionado a estas novas estirpes. No Reino Unido, onde apareceu a primeira variante da primeira original, fala-se que pode ser 70% mais transmissível, tendo provocado aumento na mortalidade entre 29 e 91%.

Também a variante da África do Sul está a ser considerada mais fatal, quando cientistas da Nervtag apontam para “indícios de aumento da mortalidade”.

Finalmente, a variante brasileira, que está a propagar-se muito também nos Estados Unidos. Neste caso, até com evidência de que é uma estirpe mais resistente às vacinas que estão a ser administradas.

Ou seja, estas novas estirpes podem comprometer o que parecia ser a solução para esta pandemia. Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde continua a veicular as regras básicas para combater este problema. O distanciamento social, o uso de máscara, desinfeção correta das mãos são determinantes. E a OMS também alerta para aqueles que são os sintomas mais relevantes em qualquer uma das variantes da Covid-19, para que as pessoas se possam isolar e evitar propagarem o vírus:

Tosse seca persistente; Perda de paladar e de olfato (anosmia); Febre; Fadiga extrema; Dor de cabeça; Erupções cutâneas.