Tomás Leal é um menino de seis anos de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, que se já superou um tumor ósseo, volta a necessitar da ajuda de todos, depois de lhe ter sido diagnosticado um novo tumor, desta vez nos pulmões.
De entre as muitas iniciativas que já se encontram a decorrer têm sido recolhidos muitos fundos para ajudar nos tratamentos que está a realizar em Espanha. São necessários 100 mil euros para fazer o tratamento numa clínica no país vizinho, embora parte dessa verba já tenha sido angariada, cerca de 70 mil euros até há poucos dias.
A irmã Marta, com 10 anos, também teve um osteossarcoma numa perna aos seis anos, mas a evolução tem sido favorável. A família, mais uma vez, parte para a única solução possível: apelar à solidariedade de toda a comunidade de Salvaterra de Magos, da região e do país.
“Cá em Portugal a única solução que me deram foi a amputação, mas nunca quis aceitar, procurei até ao limite das minhas forças uma cura para os meus filhos sem necessidade de eles ficarem sem os membros”.
“Ainda há três meses estava tudo bem, eis que nos exames de agosto nos foi dada a má notícia. Mas infelizmente não há casos iguais. Houve até um médico que disse que esta era a primeira vez a que assistia a um osteossarcoma entre irmãos”.