Deprecated: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in /home/nginx/domains/24nacional.pt/public/wp-content/plugins/fb-instant-articles/vendor/facebook/facebook-instant-articles-sdk-extensions-in-php/src/Facebook/InstantArticles/AMP/AMPHeader.php on line 82
Escolas fechadas podem significar muitas crianças sem refeições

Atualidade

Escolas fechadas podem significar muitas crianças sem refeições

By 24nacional

January 21, 2021

Parece que não há mesmo volta a dar. Após ouvir os especialistas, o governo vai encerrar todas as escolas, quando se acredita que esta nova estirpe inglesa pode ser a dominante em Portugal, em poucas semanas. Com uma maior transmissão, os cuidados têm mesmo que ser redobrados e os epidemiologistas teriam apontado para as escolas como um foco grande de propagação do vírus.

No entanto, a Covid-19 continua a trazer muitos problemas indiretos. E este encerramento das escolas pode trazer a fome para muitas crianças. O secretário de Estado da Educação pôs o dedo na ferida, garantindo que com as escolas fechadas, muitas crianças não terão nem uma refeição por dia para fazer.

João Costa disse, numa conversa digital com Ana Gomes, que tem muito receio deste encerrar das escolas, temendo que o impacto desta pandemia vá mais além do que a própria doença.

“Não é só não terem computador, ou Internet, é não terem um espaço sozinhos em casa, terem um contexto barulhento, violento por vezes, não terem quem os acompanhe, quem os tire da cama para ligarem o computador, não terem a quem recorrer para pôr dúvidas.

A escola não é apenas espaço de aprendizagem, mas espaço de proteção social, onde situações de abuso são muitas vezes identificadas pela atitude do aluno, um olhar triste. À distância, por Zooms e Teams, isto não se vê, não se deteta”, começou por lembrar o secretário de Estado da Educação, que apoia Ana Gomes na candidatura à presidência da República, antes de apontar para a situação de fome que muitas crianças poderão viver.

“Há crianças que não comem quando a escola está fechada”, disse João Costa, apontando o dedo a uma situação muito grave. Poderiam ser muitos os casos de crianças que têm na escola a única refeição quente do dia. Afastados das escolas, tudo pode agravar-se mais ainda.