O mundo do futebol é muito pequeno e, segundo a imprensa desportiva, o FC Porto tem direito a receber uma verba pela transferência de Nicolas Otamendi do Manchester City para o grande rival Benfica. Estamos a falar em cerca de 75 mil euros devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
Esta medida prevê a distribuição de 5% do valor de qualquer transferência para os clubes que formaram um jogador entre os 12 e os 23 anos. O internacional argentino chegou ao Dragão com 23 anos e, por isso, os portistas recebem 0,5% dos 15 milhões de euros do negócio.
Os restantes 4,5%, equivalentes a 675 mil euros, irão na totalidade para o Vélez Sarsfield. O agora jogador do Benfica, já tinha rendido 12 milhões de euros ao FC Porto em 2014, quando foi vendido ao Valencia e, um ano depois, 225 mil euros via mecanismo de solidariedade com a ida do jogador para o Etihad, num negócio de 44,5 milhões de euros.
Recorde-se que o Benfica oficializou a transferência de Rúben Dias para o Manchester City e consequente vinda de Nicolas Otamendi para a Luz. A venda do defesa-central vai render 68 milhões de euros, aos quais pode acrescer um valor, por determinados objetivos, de 3,6 milhões de euros. O internacional argentino chega por 15 milhões de euros, num negócio que vai render 45 milhões de euros (68 – 15 – 8 milhões em comissões).
Nicolas Otamendi foi uma das grandes figuras do rival FC Porto, entre 2010 e 2013 (três épocas e meia), onde ganhou três campeonatos (um deles no Estádio da Luz), uma Taça de Portugal, quatro Supertaças Cândido de Oliveira e uma Liga Europa. Regressa ao nosso país aos 32 anos, depois de passagens por Valencia, Atlético Mineiro (empréstimo) e Manchester City (5 épocas).