Deprecated: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in /home/nginx/domains/24nacional.pt/public/wp-content/plugins/fb-instant-articles/vendor/facebook/facebook-instant-articles-sdk-extensions-in-php/src/Facebook/InstantArticles/AMP/AMPHeader.php on line 82
Santuário de Fátima pode encerrar se não houver distanciamento

Atualidade

Santuário de Fátima pode encerrar se não houver distanciamento

By 24nacional

June 13, 2020

Os responsáveis do Santuário de Fátima dizem ter tudo controlado em relação à primeira peregrinação após a pandemia e até podem fechar o recinto caso não se verifiquem as distâncias de segurança, decretadas pela DGS. Este fim-de-semana é a Peregrinação Internacional Aniversária.

O reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, diz que “tem a situação organizada e articulada para avançar com essa medida, caso seja necessário. Até ao momento não foi necessário, pois ficámos sempre aquém da capacidade daquilo que é a capacidade de um espaço tão vasto como é esta larga esplanada do recinto de oração”.

“Notámos que havia alguma prudência e receio nesse desconfinamento. Mas, progressivamente fomos notando que as pessoas começaram a vir e com mais confiança. Neste momento, o número de pessoas que tem vindo está de acordo com as nossas expectativas”.

Lembrou ainda que “esta peregrinação de junho é sempre uma peregrinação com poucos peregrinos. Aqui temos uma conjugação do 12 e 13, que correspondem a uma sexta à noite e a um sábado de manhã, o que pode trazer mais peregrinos do que é habitual. Temos, por outro lado, o facto de muitas pessoas que não puderam vir em maio, virem agora”.

“Apesar da insistência para o uso de máscara ser nos espaços fechados, de acordo com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, de um modo generalizado, os peregrinos usam máscara mesmo no espaço aberto. O peregrino de Fátima vem com confiança e sente-se corresponsável por si e pelos outros. O uso de máscara e o respeito pelo distanciamento mostra a responsabilidade do peregrino”.

Sobre a peregrinação de Agosto, dedicada aos emigrantes: “Não podemos ter a peregrinação de agosto que habitualmente tínhamos e creio que todos temos consciência disso. Por um lado, porque muitos dos potenciais peregrinos evitarão vir, tendo em conta esta necessidade de algum distanciamento e esta prudência de evitar ajuntamentos, por outro lado, é uma incógnita em relação aquilo que é a evolução da própria situação sanitária. Gostaríamos já de poder contar com o programa habitual da peregrinação de agosto, mas nem isso neste momento é certo”.