Foi uma semana muito atípica no que respeita ao estado do tempo, com temperaturas acima dos trinta graus mas queda de graniza e trovoada em muitas localidades mais a norte. Houve muita destruição nos pomares da zona de Moimenta da Beira.
O granizo destruiu milhares de maçãs e deixou os produtores desolados com as perdas irreparáveis em apenas algumas horas de intempérie. Segundo o jornal Correio da Manhã, “depressa os produtores de maçã foram para o terreno avaliar os estragos e a desilusão tomou conta de todos. Uma rede salvou alguns pomares da destruição”.
A produção de maçã representa um volume de negócio que varia entre os 50 e os 60 milhões de euros para aquela região e, esta manhã, a autarquia prometeu uma visita aos pomares que ficaram destruídos para perceber o tipo de apoios necessários.
De acordo com o IPMA, estava previsto “aguaceiros e trovoada em alguns locais, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento”. O IPMA refere que a trovoada será frequente nos 12 distritos. Para Braga, Coimbra, Aveiro, Viana do Castelo e Porto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê “aguaceiros e trovoada em alguns locais no interior”.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga estão hoje sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada entre o meio-dia e as 20:00, divulgou hoje o IPMA. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no caso da precipitação podem verificar-se “aguaceiros e trovoada em alguns locais, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de rajadas”. Em Braga, Coimbra, Viana do Castelo e Porto, o IPMA fala na possibilidade de existência de trovoada.